Conectado como:
filler@godaddy.com
Conectado como:
filler@godaddy.com
ADT – Abreviação de “adult”, termo em inglês que quer dizer “adulto”. Esse termo designa os passageiros com 12 anos de idade completos ou mais.
Alfândega – Departamento da Receita Federal encarregado de fazer o controle e a vistoria de bagagens e mercadorias em trânsito. A alfândega é responsável pela cobrança de impostos, taxas ou apreensão das mercadorias que entram e saem no País e que estejam acima do valor limite permitido pela legislação.
All inclusive – Tudo incluso. Hotel que inclui na diária as bebidas, refeições ( café da manhã, almoço, jantar e refeições intermediárias) e entretenimento.
Arrivals – Área de Desembarques dos aeroportos.
Average Ticket Price – o preço médio por bilhete é um dos principais indicadores para os gestores de viagens corporativas e representa o custo médio pago por bilhete aéreo. O indicador pode englobar todos os bilhetes ou os bilhetes de uma determinada rota apenas.
Baggage Claim – Local para retirada de bagagem e reclamação em caso de extravio.
Bell boy – Mensageiro de hotel.
Boarding Pass – Cartão emitido através dos sistemas da companhia aérea que conferem uso do transporte aéreo e acesso às áreas de embarque com as principais informações do passageiro (nome, destino, poltrona e número do vôo).
By night – É o passeio noturno, que geralmente indui ingresso a casas de shows ou visita a pontos turísticos.
Charter / fretamento – Vôo realizado em uma aeronave fretada, com tarifas mais econômicas que as praticadas no mercado e com regras pré-estabelecidas quanto a duração, data de saída/regresso e destino, entre outras.
Check In – Procedimento realizado antes do embarque junto ao balcão da companhia aérea para conferência de documentos; procedimento similar na entrada de hotel.
Check Out – Procedimento de saída em hotel.
Citytour / sightseeing – Passeio turístico por uma cidade, geralmente a bordo de ônibus/micro-ônibus, com guia local.
Conciergerie – No hotel, a conciergerie, normalmente está localizada ao lado da recepção e presta serviços de informações sobre assuntos diversos (passeios, gastronomia, transporte, etc), que não se refiram a hospedagem.
Conexão – Pouso com troca de aeronave antes de chegar à cidade destino.
Day use – É a utilização parcial de uma diária hoteleira. É muito utilizado em hotéis próximos a aeroportos para passageiros em trânsito.
Dead line / prazo final – Prazo para reconfirmação e/ou pagamento de serviços contratados.
Departure – Origem; área destinada para viajantes embarcando.
E-ticket – Abreviação de “electronic ticket”; bilhete aéreo eletrônico sem emissão física.
Early check-in – Entrada de hóspede ao hotel em horário anterior ao regular, 12h (é o de praxe, mas existem exceções). É uma tolerância que pode ou não ser concedida, quando há disponibilidade, sem cobrança de ônus ao hóspede.
Escala – Pousos programados em uma ou mais cidades para o embarque e desembarque de passageiros durante a viagem, sem troca de aeronave.
Escala Técnica – Parada do avião para abastecimento, sem embarque ou desembarque de passageiros.
FAP / pensão completa / full-board – Diária de hotel que inclui três refeições (café da manhã, almoço e jantar – normalmente sem bebidas)
Fitness-center / health club – Na hotelaria, é um complexo que pode agrupar vários serviços: sala de ginástica, sauna, massagem, piscina, salão de beleza.
Forfait – É o serviço que chamamos em nosso site de "viagem sob medida", um roteiro de viagern feito para atender a necessidade específica do passageiro. 0 sinónimo é “taylor made”, ou feito sob medida.
Franquia de bagagem – Limite de bagagem com transporte gratuito permitido pela companhia aérea.
Fretamento / charter – Vôo realizado em uma aeronave fretada, com tarifas mais econômicas que as praticadas no mercado e com regras pré-estabelecidas quanto a duração, data de saída/regresso e destino, entre outras.
Full fare – Tarifa publicada, sem descontos. Na hotelaria, é a "balcão" (aquela afixada na recepção). Na Cia. Aérea, é a tarifa "cheia".
Gym – Ginásio, ou workout room, que é a sala de malhação.
IATA (Internacional Air Transport Association) – Associação Internacional do Transporte Aéreo.
Itinerário – demonstrativo dos serviços contratados (passagem aérea, diária de hotel, locação de veícuslo entre outros) incluindo informações como datas e horários, valores, código de reserva e confirmação e condições de uso.
Jet-lag – Desajuste do relógio biológico ocasionado pela troca de fuso horário.
King-size bed – Cama de casal do tamanho de três camas de solteiro. 0 padrão americano é 2m por 2m.
Late check-out – Saída do hóspede do apartamento após o horário padrão, 12h (é o de praxe, mas existem excessões). É uma tolerância que pode ou não ser concedida, quando há disponibilidade, sem cobrança de ônus ao hóspede.
LCC ou Low cost carrier – ver Low Cost, Low Fare
Lista de espera / wait list – Diz-se daquela solicitação de serviço (reserva de viagem, bilhete aéreo, etc) pendente de confirmação.
Lounge – No exterior, é o que chamamos de sala vip nos aeroportos brasileiros. Nos hotéis, pode ser sala de estar e bar.
Low Cost, Low Fare – as empresas de baixo custo e baixa tarifa, representadas pela Gol e BRA no Brasil.
Management Fee – Modelo de relacionamento financeiro baseado no repasse de receitas provenientes dos fornecedores (companhias aéreas, hotéis e outros), e remuneração e reembolso de custos da agência através de demonstração de custos efetivos e taxa percentual pré-definida de lucratividade da agência.
MAP / Meia-pensão / half-board – Diária de hotel que inclui duas refeições (café da manhã e almoço ou jantar – normalmente sem bebidas).
Net Fare – Tarifa livre de comissão ou encargos.
No show – É o não comparecimento do passageiro, no dia e horário marcado, para utilização de um serviço adquirido (mais usado para embarque em Cias Aéreas e hospedagem).
Non Stop – Vôo direto sem escalas ou paradas.
Overbooking – Comercialização de bilhetes aéreos ou apartamentos em número acima dos disponíveis para ocupação.
Pax – Abreviatura usada para designar "passageiros".
Pensão completa / FAP / full-board – Diária de hotel que inclui três refeições (café da manhã, almoço e jantar – normalmente sem bebidas).
P&L – ver Profit and Loss
Person to person – A ligação telefônica só é efetuada se atender a pessoa solicitada.
Pitch – 0 espaço entre as poltronas de um avião.
PNR (Passanger name records) – reserva registrada no GDS.
Profit and Loss – balanço financeiro de um cliente utilizado nas modalidades fees, de um período específico refletindo os montantes de receitas e custos.
Queen-size bed – Cama de casal pequena (de viúvo). 0 padrão americano é 2m por 1,20m.
Receptivo – É a agência credenciada pela empresa operadora da viagem, para receber os passageiros nos destinos e realizar os passeios incluídos na programação.
RFI (request for information) – solicitação por parte de empresas cliente de informações sobre a TMC.
RFP (request for proposal) – solicitação por parte de empresas cliente de informações e de uma proposta de serviços da TMC.
RFQ (request for quotation) – solicitação por parte de empresas cliente de uma proposta de serviços da TMC.
Rooming list – Relação de nomes de passageiros, divididos de acordo com os hotéis e acomodações a serem utilizados.
Round Trip – viagem de ida e volta.
SBT – ver Self Booking Tool
Self Booking Tool – As ferramentas de auto-reserva são websites que permitem aos usuários dos serviços de viagens efetuarem seus planos de viagens, incluindo procura e reserva de itinerários.
Service Level Agreement – Os acordos de nível de serviço são formados por um conjunto de indicadores mensuráveis, que regem a avaliação dos serviços de uma TMC. Usualmente pressupõem recompensas e penalidades financeiras de acordo com a performance dos indicadores utilizados.
SLA – ver Service Level Agreement
Stand by – Situação do passageiro que aguarda resposta sobre algum serviço solicitado (confirmação de passagem aérea, viagem, hotel, trem, etc.).
Taxa de Embarque – Taxa cobrada pelas companhias aéreas para o pagamento de despesas aeroviárias.
TMC – ver Travel Management Company
Transaction Fee – Modelo de relacionamento financeiro baseado no repasse de receitas provenientes dos fornecedores (companhias aéreas, hotéis e outros), e remuneração e reembolso de custos da agência através de taxa pré-definida por transação ou tipo de transação.
Traslado / transfer – É o transporte terrestre de um passageiro. Pode ser “in / out”, quando tratar-se do traslado de chegada / saída de um passageiro, em determinada cidade ( transporte do Aeroporto até o hotel e vice-versa).
Travel Management Company – Uma Travel Management Company (Companhia de Administração de Viagens), é a evolução da agência de viagens corporativa, e seu principal desafio é trazer maior gestão ao processo de viagens corporativas, buscando a redução racional dos custos de viagens através de processos e ferramentas.
Valet – Mordomo que atende andares executivos (hotelaria). Funcionário que atende os quartos.
Valet parking – Estacionamento com manobrista.
Vôo regular – Vôos operados regularmente pelas Cias Aéreas, para vôos comerciais, nos quais dispomos de acordos comerciais.
Voucher – É o documento entregue ao passageiro com todas as especIficações dos serviços turísticos adquiridos. Ele pressupõe a confirmação dos serviços discriminados.
LG Tur Viagens ME
CNPJ: 15.162.281/0001-56
Registro Cadastur: 15162281000156
(Ministério do Turismo)
Registro ABAV SP: 2191
(Associação Brasileira de Agências de Viagens)
Somos agente (IT) Integração Trade, para um turismo com qualidade e segurança.
Para um Turismo mais forte, fazemos parte da UNAV (União Nacional dos Agentes de Viagens)
Copyright © 2024 LG TUR VIAGENS – todos os direitos reservados
Desenvolvido por GoDaddy Criador de Sites
Comece a planejar a sua viagem com a nossa agência.
Pacotes de viagens em até 15x sem juros
Cruzeiros em até 12x sem juros
Excursões em até 10x sem juros
Hotéis,Pousadas e Resorts em até 10x sem juros
Passagens aérea em até 6x sem juros
* No cartão de crédito
Confira condições de cada produto também no boleto
Este site usa cookies. Ao continuar a usando-o, você estará concordando com nosso uso de cookies.